Toda catarata deve ser operada?

A catarata é uma doença ocular comum a partir dos 60 anos de idade, e que se caracteriza pela opacificação do cristalino, que é a lente transparente do olho, causada pelo acúmulo de proteínas.  

O tratamento é sempre cirúrgico e consiste na substituição do cristalino por uma lente intraocular. Não existe tratamento medicamento ou exercícios que evitem a catarata. Não há como evitar a predisposição genética e nem o envelhecimento do cristalino. 

O critério para a realização da cirurgia é sempre feito pelo oftalmologista, após consulta direta do paciente, avaliando sua qualidade de vida e o quanto essa catarata está interferindo nas suas atividades diárias e na sua segurança – dentro ou fora de casa. 

Um dos sintomas da catarata é o embaçamento da vista e a perda da vivacidade das cores – atenção! – a avaliação e diagnóstico só pode ser feito pelo oftalmologista, pois existem outras doenças que podem causar embaçamento da visão. Somente o oftalmologista poderá solicitar os exames necessários para a confirmação do diagnóstico, bem como indicar o melhor procedimento cirúrgico para tratamento. 

Consulte seu oftalmologista. Cuide da sua visão!