A Síndrome da Disfunção Lacrimal ou Síndrome do olho seco como é popularmente conhecida, causa o ressecamento da superfície dos olhos. Isso pode ocorrer por uma função reduzida das glândulas lacrimais, por uma evaporação excessiva provocada por fatores ambientais como vento, ar condicionado, fumaça, poluição, entre outros.
Além disso, essa disfunção também pode aparecer em quem permanece muito tempo em frente ao computador ou à televisão. Uma pessoa normalmente fecha e abre as pálpebras de oito a dez vezes por minuto, permitindo a produção de lágrimas e lubrificação da área. Quem fica em frente à essas telas piscam cerca de três vezes menos, aumentando a secura dos olhos.
As pessoas com maiores chances de possuir a síndrome são maiores de 40 anos, e a maioria é classificada por mulheres. Alguns sintomas que podem ser notados são: vermelhidão, ardor, coceira e ressecamento dos olhos. Essa disfunção atinge cerca de 180 milhões de pessoas no mundo e pode desencadear outras doenças como úlcera e perda de visão.
É de extrema importância a ida ao oftalmologista para um diagnóstico correto e recomendações para o tratamento. Durante esse período, pingar colírio ou passar pomada nos olhos, alivia os sintomas uma vez que lubrificam os olhos.