Saúde Ocular na Terceira Idade

Novas terapias, novos tratamentos, alimentação saudável, abandono do tabagismo, são fundamentais para a preservação da qualidade de vida e bem-estar, especialmente para a população acima de 60 anos.  
Adeptos da tecnologia, podem informar-se sobre sintomas e tratamento para doenças oculares graves que podem causar danos consideráveis à visão: glaucoma, catarata, degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética e olho seco. Informar-se a respeito de cada uma dessas condições pode ajudá-los a se proteger e também um familiar que esteja envelhecendo.
Pacientes que têm histórico familiar de doenças oculares, raça negra, hipertensão e tabagismo fazem parte do grupo de risco. A maioria das doenças oculares relacionadas à idade deve ser detectada e tratada precocemente para evitar danos permanentes.
Alguns problemas de saúde que afetam outras partes do corpo podem afetar a visão também. Os exames oftalmológicos regulares são importantes como prevenção.
A IO PROMESP recomenda que todos façam exames oftalmológicos regularmente, evitando danos que algumas doenças possam causar e possibilitando assim a preservação da qualidade de vida e autonomia na 3ª idade.
#IOPromesp #glaucoma #catarata #retinopatiadiabetica #olhoseco#DMRI #prevenção #qualidadedevida #oftalmologia