Saiba mais sobre o estrabismo

O estrabismo acontece devido a uma disfunção nos músculos oculares, fazendo com que os olhos não fiquem paralelos. Existem diversos tipos de estrabismo como quando o olho afetado é desviado em direção ao nariz (estrabismo convergente), para o lado (estrabismo divergente), para cima ou para baixo (estrabismo vertical). Além disso, pode haver uma combinação de desvio horizontal e vertical num mesmo paciente, como, por exemplo, em direção ao nariz e para cima.

Como ele acontece

Os olhos são movimentados por seis pares de músculos comandados pelos nervos cranianos que estão conectados ao sistema nervoso central. Esses músculos precisam agir em perfeito equilíbrio e sincronia para que os olhos permaneçam alinhados. Existem fatores que interferem diretamente neles, como a dificuldade motora para coordenar o movimento dos dois olhos, o grau elevado de hipermetropia, que obriga forçar a aproximação dos olhos para compensar a dificuldade de visão, baixa visão em um dos olhos, doenças neurológicas, genéticas, oculares, infecciosas e hereditárias.

Tratamento

Após diagnosticado o estrabismo, o tratamento se inicia pela correção das causas que provocaram o distúrbio. Quanto antes for aplicado, mais rápidos serão os resultados. As medidas terapêuticas têm como objetivo corrigir os problemas visuais com o uso de óculos, exercícios ortópticos para o fortalecimento dos músculos, utilização de tampão no olho com visão normal para estimular o outro com deficiência e, principalmente, com procedimentos cirúrgicos.