A maioria das pessoas tem a ideia de que os óculos de sol são itens não tão necessários no inverno, porém, essa teoria não se aplica. Por ser um país tropical, o Brasil se localiza em uma posição onde a incidência de raios solares não diminui tanto durante o inverno. Os raios atravessam as nuvens, mesmo nos dias nublados, e representam um risco à saúde dos olhos. Por isso, usar óculos de sol neste período é fundamental para proteger os olhos da luminosidade e da radiação.
Ao utilizar os óculos de sol, é necessário verificar o nível de proteção contra a radiação ultravioleta, raios UVA e UVB, que as lentes oferecem. As óticas possuem um aparelho chamado espectrofotômetro, que tem a função de medir a quantidade de proteção ultravioleta dos óculos.
Outro fator importante é a cor das lentes, pois, ela também está relacionada à redução de problemas causados pelo excesso de radiação solar nos olhos como enxaquecas, dores de cabeça e fotofobia. Cores que provoquem pouca distorção da visão e das cores do ambiente, como é o caso, de verde, cinza e marrom são as melhores indicações.