Lentes de Contato

Os pacientes que querem substituir os óculos por lentes, necessitam de um exame de vista e diversos testes de adaptação. É um procedimento preciso que exige conhecimentos específicos e experiência consolidada, especificamente do médico oftalmologista. O mesmo irá analisar a curvatura da córnea já que a lente ficará apoiada na córnea, o grau presente, as condições da superfície ocular e irá indicar a lente ideal para o paciente. Após teste de contato, verifica-se se as lentes escolhidas não estão machucando os olhos. É preciso também ensinar a colocá-las, retirá-las, lavá-las e cuidar delas em seus estojos.

Para aqueles que já usam lentes de contato, é necessário um exame oftalmológico como controle periódico pois uma lente que está bem no início, pode não estar adequada tempo depois. Esse engano pode ser prejudicial para muitos pacientes. Só o oftalmologista pode dizer se realmente não estão prejudicando os olhos.

Há vários tipos de lentes de contato:

Rígidas PMMA? São mais duráveis e de fácil manutenção porém como não são permeáveis ao oxigênio possuem o seu tempo de uso limitado e são desconfortáveis.

Gás Permeáveis ? Siliconadas e Fluorcarbonadas? são feitas com materiais que permitem a passagem de oxigênio para córnea sendo portanto mais saudáveis e mais toleráveis do que as lentes de PMMA.

Hidrofílicas (gelatinosas)? são feitas com material flexível e apresentam coeficiente de 38% a 79% de água. São confortáveis desde o período de adaptação.

LC Silicone-Hidrofílicas? são lentes que permitem a passagem de oxigênio à córnea de 3 a 6 vezes mais do que as lentes gelatinosa convencionais e descartáveis e absorvem pouca água sendo portanto indicadas para pessoas com olhos secos.

Consulte nossos oftalmologistas para maiores informações.