Espessura da córnea X Glaucoma

A córnea é um tecido fino e resistente que fica na parte da frente do olho. Costuma-se fazer a comparação da córnea com a lente de uma máquina fotográfica devido à sua transparência e resistência. Além de proteger as estruturas oculares, ela tem um importante papel na visão humana.

Quando saudável, a córnea permite a entrada de luz no olho e a formação da imagem na retina. Alterações no formato, na espessura ou na transparência dessa lente natural podem comprometer o funcionamento normal da visão.

A paquimetria ultrassônica é o exame que mede, com precisão, a espessura da córnea. É importante para diagnosticar e acompanhar a evolução de problemas que não podem ser percebidos a olho nu, como o glaucoma, que é diagnosticado através de um aparelho chamado Tonometria, que mede a pressão dentro do globo ocular, encostando um aparelho na córnea.

Os valores considerados normais da espessura central da córnea variam entre os 470 micrómetros e os 550 micrómetros. A análise através da paquimetria pode fazer parte da rotina de avaliação oftalmológica e é indicada nos casos de suspeita de glaucoma, edema de córneas e pré-operatórios de cirurgias refrativas. Com o uso do colírio anestésico, sua realização é completamente indolor.