A visão e a saúde ocular são diretamente ligadas à genética, com isso, muitos distúrbios médicos nos olhos têm origem hereditária. Existem evidências fortes de que os problemas de visão mais comuns entre crianças e adultos são determinados geneticamente. Muitas vezes, não é a doença em si que é transmitida diretamente, mas uma predisposição genética para desenvolvê-la.
Todavia, aqui cabe uma ressalva: nem toda doença ocular genética é hereditária. Doenças hereditárias são heranças genéticas transmitidas por gerações, ou seja, os genes que ocasionam a doença são oriundos de células germinativas dos pais.
Apenas para citar algumas das doenças oculares hereditárias temos: albinismo, daltonismo, distrofias da córnea, glaucoma, ceratocone, amaurose congênita de Leber, cegueira noturna, retinite pigmentosa e retinoblastoma.
Sabe-se que o diagnóstico precoce, na maioria das vezes, é fundamental para evitar o avanço da doença – já que, em alguns casos, ela pode até ocasionar cegueira. Nesse sentido, o paciente deve conhecer muito bem o histórico de saúde da sua família, especialmente, se algum familiar já teve alguma condição debilitante da visão.
Então, fale com seus familiares e conheça mais do histórico de doenças hereditárias com registros na família. Algumas doenças oculares como o glaucoma e a degeneração macular relacionada à idade não apresentam sintomas nos estágios iniciais, com isso, o tratamento precoce é fundamental para evitar que essas condições se agravem.
Faça uma consulta com um oftalmologista do IOPROMESP e informe sobre quaisquer condições pré-existentes na sua família para um diagnóstico cuidadoso e preciso. Com um exame oftalmológico completo, você poderá descartar a presença de uma eventual doença ou mesmo dar início a um tratamento o mais rápido possível.
#promesp #iopromesp #oftalmologiapromesp #doencasoculares #hereditariedade #agenciaplanetaw