Uveíte é uma inflamação da parte dos olhos que acomete o trato uveal, que é composto por: íris (estrutura que dá cor aos olhos), corpo ciliar e coroide (composto basicamente por vasos sanguíneos). Quando ocorre o acometimento inflamatório de uma destas estruturas ou o conjunto das mesmas, denomina-se uveíte. Em alguns casos, a inflamação atinge também o nervo óptico e a retina.
A inflamação pode ser classificada em anterior, intermediária e posterior, de acordo com a parte ocular afetada.
Uveíte anterior é o termo para a inflamação que afeta a parte da frente (anterior) do olho. Isso pode incluir a íris (irite) ou a íris e o corpo ciliar (iridociclite). É o tipo mais comum de uveíte e o mais doloroso.
Uveíte posterior é o termo para a inflamação que afeta a parte de trás (posterior) do olho. Pode afetar a coroide, a cabeça do nervo óptico e a retina. Inclui coriorretinite, retinite e neuroretinite. A uveíte posterior é a forma menos comum de uveíte.
Uveíte intermediária é o termo para a inflamação que afeta a parte central da úvea ou olho, principalmente o humor vítreo. Também pode afetar a retina subjacente. Tem sido associada a várias doenças, incluindo a sarcoidose.
A uveíte é causada por uma resposta inflamatória dentro do olho. Isso produz inchaço, vermelhidão e calor. A uveíte pode ser causada por:
No entanto, em até metade dos casos, nenhuma causa específica é encontrada. Isto é conhecido como uveíte idiopática.
O tratamento de uveíte deve ser iniciado o quanto antes para evitar uma lesão permanente. O tratamento quase sempre inclui corticosteroides em geral sob a forma de colírio. Os corticosteroides também podem ser administrados por via oral ou injetados ao redor do olho. Também são usados medicamentos para dilatar as pupilas, como colírios com homatropina ou ciclopentolato.
Para tratar sintomas específicos de uveíte podem ser usados outros medicamentos. Por exemplo, se a causa for infecção, medicamentos podem ser administrados para eliminar o organismo causador da infecção.
Ocasionalmente, são necessários outros tratamentos, como cirurgia, uso de laser, medicamentos aplicados no olho ou injetados na veia (intravenosamente) para conter o sistema imunológico (imunossupressores).