Coronavírus pode ser transmitido pela lágrima?

Sob a pandemia do Covid 19, novos hábitos foram instituídos e na obediência dessas recomendações está o cuidado com sua saúde, com seu bem estar. As complicações decorrentes da doença são várias, as sequelas não inúmeras. A recomendação é: cuide-se! Use máscara, lave as mãos, mantenha o distanciamento social. 

Existem estudos comprovando que sim, o coronavírus pode ser transmitido por secreções – como a lágrima, e que os olhos não são somente uma porta de entrada para a doença, mas também uma fonte de transmissão. 

O contágio é a forma de disseminação do vírus e pode ser feito ou de pessoa para pessoa, ou quando uma pessoa toca em uma superfície ou objeto contaminado por um portador do vírus, e, na sequência, coloca a mão no rosto, na boca ou nos olhos.  

Um dos sintomas do contágio são as conjuntivites – que também são contagiosas. Além da conjuntivite outras doenças oculares podem acontecer, tais como olho seco, fotofobia etc.  

Lave sempre as mãos, evite tocar olhos, nariz e boca. Caso seja usuário de lente de contato, não as manipule sem lavar as mãos muito bem.  

A consulta oftalmológica é importante para o correto diagnóstico. O oftalmologista é a pessoa indicada para conduzir o tratamento ideal para você. Não use colírio sem orientação médica. Evite o desenvolvimento de outras doenças graves e que podem levar à cegueira. 

Preserve seus olhos. Preserve sua visão!