Consumo de café e o glaucoma

O glaucoma é uma doença grave, geralmente relacionada ao aumento de pressão dentro do olho, hereditária, e tratada basicamente com colírios.

As cirurgias somente são recomendadas a critério médico, após avaliação clínica, associada a exames específicos.

Entre as recomendações recebidas pelos pacientes quanto à condução dos seus tratamentos, além do uso diário e regular dos seus colírios, sugere-se que tenham uma alimentação saudável associada à prática de alguma atividade física.

Atualmente estudos têm sido feito a respeito do consumo de determinadas substâncias que possam interferir no controle da pressão intraocular (PIO), como é o caso da cafeína.

Em estudos realizados, portadores de glaucoma com histórico familiar da doença e que ingeriram grandes doses de cafeína tiveram aumentos temporários na pressão intraocular.

Essa informação sugere que beber cinco ou mais xícaras de café com cafeína pode aumentar o risco do desenvolvimento da doença, pois a ingestão frequente de cafeína pode mais do que triplicar o risco de glaucoma, especialmente para aqueles geneticamente predispostos ao aumento da pressão intraocular.

Pessoas com pais ou irmãos com diagnóstico de glaucoma devem considerar limitar a quantidade de cafeína em duas xícaras de café por dia.

No IO PROMESP os especialistas estão aptos a fazer seu diagnóstico e recomendar o tratamento oftalmológico necessário.

Trate bem de você. Trate em dos seus olhos!

#promesp#iopromesp#oftalmologiapromesp#agenciaplanetaw