Lesões oculares relacionadas à explosão estão aumentando ao redor do mundo, principalmente, pelo uso de explosivos improvisados ou mesmo em áreas de conflitos em que ocorrem ataques terroristas. Além disso, no cotidiano existem atividades profissionais que envolvem materiais que podem explodir e ocasionar lesões oculares graves.
Quando em manipulação de objetos que possam se desprender, é necessário o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI), como os óculos de segurança, importante barreira contra objetos que possam ser desprendidos em alta velocidade, ou que sejam pontiagudos, ou pesados ou outros, atingindo seus olhos e face. Esses equipamentos são adequados para a prática de atividades que possa causar cortes, perfurações, escoriações em seus olhos e face, provocando danos graves, alguns irreversíveis na córnea, globo ocular e até mesmo descolamento de retina.
Em caso de acidente com estilhaço, é necessário o socorro médico imediato. Não se deve lavar ou esfregar os olhos antes que o oftalmologista avalie o caso. Em geral, ocorre intensa sensibilidade à luz e dificuldade para abrir os olhos.
Caso algum produto químico tenha entrado em contato com seus olhos, lave-os com água de torneira limpa por, pelo menos 20 minutos.
O tratamento de um olho ferido deve ser feito pelo oftalmologista, pois requer uma anamnese meticulosa, avaliação da visão e exame cuidadoso dos olhos, verificando se há algum tipo de hemorragia, que pode significar risco de visão. Lesões do nervo óptico ocorrem mesmo em baixas pressões e podem ser a causa de muitos déficits visuais.
Explosões e acidentes podem resultar em risco de vida e lesões oculares graves se não forem gerenciadas adequadamente. A apresentação precoce e o manejo eficaz são primordiais para uma boa cura da visão do paciente.
Aconteceu um acidente? Entre em contato com o IO PROMESP o quanto antes e faça uma consulta com nossos especialistas.