Ter uma alimentação saudável é fundamental para o bom funcionamento do organismo humano como, fortalecimento da imunidade, auxílio no sistema digestivo e controle de diversas doenças, como diabetes, colesterol alto, etc. Não muito diferente, para manter uma boa saúde ocular, também é necessário ter uma dieta alimentar bem variada.
Hoje, já existem evidências de que manter uma alimentação saudável pode ajudar na prevenção de doenças oculares, tais como catarata, glaucoma, doença macular relacionada à idade (DMRI) e retinopatia diabética.
A proposta desse breve artigo, é ajudar você a investir em um cardápio variado e diverso, para que você diminua os riscos de ter a visão prejudicada ao longo do tempo. Vale ressaltar que, o texto é totalmente informativo e não substitui a necessidade estar consultando um especialista regularmente.
1. PEIXES
Os peixes são ricos em ômega 3, ácidos graxos e vitaminas A, B, D e E. Entre os que apresentam mais nutrientes, podemos destacar o salmão, a sardinha, o atum e o bacalhau, que ajudam na boa circulação sanguínea e, por consequência, fazem com que haja mais oxigênio no organismo. Para quem sofre com a síndrome do olho seco, o consumo de peixes ameniza a coceira e a vermelhidão.
2. OVOS
A gema do ovo contém substâncias como a luteína e a zeaxantina, que protegem a mácula lútea, que é muito sensível aos raios ultravioletas. Essas substâncias proporcionam também melhora em indivíduos que possuem catarata e previnem a degeneração macular, que pode levar à cegueira. Segundo um estudo publicado no “The American Journal of Clinical Nutrition”, consumir de dois a quatro ovos por dia durante cinco semanas reduz o risco de degeneração macular em idosos.
3. ÓLEO DE LINHAÇA
A linhaça é uma semente muito utilizada e é um alimento funcional para quem gosta de cuidar da saúde. O bom é que isso também faz bem para a saúde dos olhos, pois uma dieta rica em óleos de linhaça e azeite evitam a síndrome do olho seco e degeneração macular. Eles são alimentos que fazem bem para a vista e são fontes de ômega 3 e vitamina E.
4. FRUTAS, LEGUMES e VERDURAS
Ricos em vitaminas e sais minerais, as frutas, legumes e verduras de pigmentação amarela e verde são fontes de carotenoides, substâncias que previnem a deterioração da mácula, ponto responsável por nos permitir enxergar cores. Esses nutrientes podem ser encontrados em alimentos como laranja, maçã, cenoura, mamão papaia, tangerina, brócolis e couve. Frutas vermelhas, como morango, framboesa, amoras e cerejas, são alimentos antioxidantes, e, portanto, combatem os radicais livres, sendo fontes de vitamina C e de flavonoides. Estas previnem contra a perda de visão e contra a degeneração macular.
5. ALHO E CEBOLA
Além de serem temperos muito saborosos, o alho e a cebola protegem a saúde dos olhos porque são fontes das vitaminas B, C e dos minerais cálcio e fósforo. Ambos têm ação antiviral e antimicrobiana, e ainda conseguem auxiliar na redução da pressão arterial.
6. AZEITE VIRGEM
Rico em ômega 3, o azeite virgem previne contra degeneração macular. Segundo o estudo publicado na revista “Archives of Ophtalmology”, recomenda-se que seja ingerido 100 ml de azeite por semana a fim de se prevenir ou reduzir a doença.
7. EVITE CONSUMIR AÇÚCAR E PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS
Muitos dos problemas de visão são ocasionados devido à ingestão de alguns alimentos. Por exemplo, o consumo excessivo de açúcar e de produtos industrializados (guloseimas, biscoitos e salgadinhos) provoca deficiência de minerais, vitamina B e antioxidantes essenciais ao nosso organismo, o que desencadeia inflamações destrutivas das fibras nervosas e dos vasos sanguíneos. Com isso, uma das regiões que mais sofre é o nervo óptico, ou mácula lútea, região amarelada na retina e a responsável pela visão central.