Catarata secundária

Algumas vezes, indivíduos que passaram pela cirurgia de catarata e tiveram sua visão restaurada com sucesso experimentam um segundo declínio na visão vários meses ou anos após o procedimento de catarata.

Essa condição, que impede a passagem da luz para a retina e deixa a visão embaçada algum tempo após a cirurgia de catarata, é comumente conhecida como “catarata secundária”. O termo médico para esta condição é “opacificação capsular posterior” e, na verdade, não se trata realmente do reaparecimento de uma catarata no cristalino. Ou seja, não é a recorrência de uma catarata, mas uma condição que envolve um rápido aumento no número de células epiteliais na cápsula posterior, criando uma película muito fina de tecido cicatricial, que então afeta a visão. Ocorre uma opacificação capsular posterior como resultado da turvação de uma membrana que envolve a lente de substituição implantada durante a cirurgia de catarata.

Não é possível prever quais pacientes desenvolverão catarata secundária e precisarão de tratamento adicional após a cirurgia de catarata primária, todavia, a catarata secundária é facilmente tratada através da capsulotomia usando um laser YAG – um procedimento rápido que leva em torno de 10-15 minutos, realizado após a dilatação da pupila com gotas anestésicas.

Então, se você se submeteu à uma cirurgia de catarata e estiver com visão ruim ou embaçada após o procedimento, é possível que você tenha desenvolvido catarata secundária.

A catarata secundária é um dos efeitos colaterais pós-operatórios comuns da cirurgia de catarata, por isso, caso note problemas de visão após esta cirurgia, visite um oftalmologista para realizar uma avaliação.

Cuide de seus olhos! Preserve sua visão!

#promesp #iopromesp #oftalmologiapromesp #cataratasecundaria #agenciaplanetaw