Em qualquer idade, a catarata é o turvamento do cristalino, que é a lente natural do olho. Essa lente deve ser transparente, para que a retina possa receber a luz e focalizar as imagens que serão enviadas ao cérebro. Caso ocorra o turvamento, essa condição distorce a imagem, causando visão embaçada ou cegueira.
A catarata pediátrica é uma das principais causas de cegueira infantil, causando prejuízos no âmbito social, econômico e emocional para a criança, família e a sociedade. Nas crianças, os olhos e o cérebro ainda estão se desenvolvendo e uma catarata não tratada pode ter efeitos graves e permanentes na visão, inclusive cegueira. Sem tratamento, a catarata pode danificar as conexões entre o cérebro e os olhos que, uma vez feitas, não mudam.
É uma cegueira que pode ser diagnosticada precocemente e removida cirurgicamente – única forma possível de removê-la, evita-se que a visão seja afetada a longo prazo.
A catarata pode ser congênita ou adquirida e acontecer em um ou ambos os olhos. Neste caso, um pode ser pior do que o outro, variando de tamanho e forma. Genética, distúrbios metabólicos como diabetes e lesões oculares podem causar catarata.
Ainda na maternidade, o exame do reflexo vermelho pode indicar a presença da catarata congênita.
A catarata adquirida se desenvolve algum tempo após o nascimento, e é detectada em exames de visão ou após uma lesão ocular.
Alguns sintomas podem indicar a presença da catarata pediátrica, tais como: visão diminuída no olho afetado, branqueamento ou turvação da lente, reflexo de pupila branca ou escura nas fotografias, estrabismo, sensibilidade à luz, segurar objetos próximos aos olhos para vê-los.
No IO PROMESP os oftalmologistas podem fazer o diagnóstico e indicar o melhor tratamento.
Preserve seus solhos, preserve sua visão!
#promesp#iopromesp#oftalmologiapromesp#cataratacongenita#cirurgia#cristalino#oftalmologista#agenciaplanetaw