Canal lacrimal entupido? Como acontece?

As lágrimas são as responsáveis pela hidratação e nutrição das camadas externas do olho, auxilia na nitidez da visão, uma vez que contribui para regularizar a superfície, ajuda na eliminação de corpos estranhos dispersos nestas camadas superficiais e promove uma barreira contra infecções oculares, já que em sua constituição possui elementos antibióticos. Um problema comum entre crianças e adultos é a obstrução do canal lacrimal. Saiba os motivos disso acontecer e quais as opções de tratamentos.

O canal nasolacrimal é uma espécie de ducto que promove a drenagem do líquido lacrimal dos olhos para a porção interior do nariz. E é por isso que ao pingar uma gota de colírio nos olhos podemos ter uma sensação de gotejamento nasal e posterior gosto amargo na boca.

Dessa forma, quando uma parte do canal está obstruída, a drenagem dos olhos é extremamente prejudicada e as lágrimas se acumulam nas pálpebras, causando lacrimejamento constante.

Causas

A maior causa de entupimento é a falha na abertura da membrana que se localiza no final do canal lacrimal (válvula de Hasner). Normalmente ela se rompe assim que o bebê chora pela primeira vez, mas, em alguns casos, se mantém íntegra mesmo após alguns meses do nascimento do recém-nascido.

Sintomas

O bloqueio do sistema de drenagem lacrimal provoca um acúmulo de conteúdo lacrimal e com isso, as lágrimas transbordam e ocorre lacrimejamento. Normalmente, isso ocorre nos primeiros dias — ou semanas — de vida.

Além disso, os olhos podem ficar vermelhos e inchados, tão edemaciados que muitas vezes não é possível abri-los. Algumas bactérias também podem colonizar o sistema ductal, causando infecção e uma secreção amarelo-esverdeada.

Tratamento para obstrução do canal lacrimal

Não é raro relatos em que a obstrução do canal lacrimal tenha solução espontânea, sem a necessidade de tratamentos ou intervenção cirúrgica. Porém, essa cura é mais comum em bebês. Em recém-nascidos, é possível auxiliar o processo do caminho da lágrima massageando a área dos canais delicadamente. No entanto, é preciso sempre consultar um especialista. O sucesso da cirurgia está relacionado ao avanço da idade. É recomendado que a intervenção seja feita até os seis meses.

Há ainda opções como antibióticos e colírios, mas, para utilizar essas alternativas é preciso que o médico encontre razão plausível entre o sintoma e causa.

A cirurgia que promete a solução para a obstrução dos canais lacrimais é a dacriocistite. Nessa intervenção que pode ser realizada em crianças e adultos, uma nova via de escoamento da lágrima é criada. Pode ser realizada por via externa, por meio de um pequeno corte na pele realizado na base do nariz ou pode ser realizada via endoscópica (por dentro do nariz); ambos os métodos demonstram elevados índices de sucesso.