A pandemia obrigou a todos a novos hábitos, como decorrência às orientações para controle do vírus – lavar as mãos, usar máscara e manter distanciamento social.
A esses, acrescentou-se a maior exposição às telas da televisão, dos notebooks e smartphones, já que a vida passou a ser vivida através das telas destes aparelhos. Como resultado, aumento da incidência de olho seco, olhos vermelhos, queixas de ardência ocular, cansaço visual e mesmo baixa de visão. Com a consequência de prejuízo à saúde ocular.
Como medida profilática, aconselha-se a “descansar” os olhos após longos períodos diante das telas. Afaste-se, olhe para o que está longe de você, lá longe. Isso vai ajudar a relaxar seus olhos.
Estudos recentes indicam que o coronavírus pode causar conjuntivite e até mesmo danos à retina. Prevenindo a conjuntivite, não coloque as mãos nos olhos. Procure lavar sempre as mãos e, na impossibilidade, use álcool gel.
Os usuários de lentes de contato devem tomar muito cuidado no manuseio das lentes. Use sempre produtos apropriados, recomendados pelo fabricante. Sua segurança oftalmológica depende dessa higienização também.
Ao sentir qualquer sintoma, evite a automedicação. Não recorra a soluções caseiras. Não use colírio sem recomendação médica.
Procure seu oftalmologista – somente ele poderá fazer seu diagnóstico e indicar o tratamento ideal para você.
Preserve sua visão! Cuide dos seus olhos!