A luz dos smartphones é prejudicial à visão?

A luz é formada por uma gama infinita de cores percebidas durante todo o dia. Mas a luz azul é percebida com maior intensidade à noite, especificamente quando emitida artificialmente pela tela dos celulares e smartphones.  

A nova rotina imposta pela epidemia obrigou a todos a permanecerem muito tempo diante dessas telas para o trabalho, para o estudo, para a comunicação em geral, aumentando o tempo de exposição a esse tipo de luz. Esse tipo de dano é maior à noite, pois além desses sintomas, ocasiona um bloqueio na produção de melatonina, prejudicando o sono e alterando o relógio biológico. 

Alguns estudos referem que a luz azul causa danos às células da retina pelo seu uso prolongado, contínuo e crônico, que pode provocar ou agravar a degeneração macular, além de outros problemas relacionados à visão. 

A recomendação é que utilize aplicativos que bloqueiam a luz azul e até mesmo diminua o tempo de permanência diante dessas telas, permitindo um descanso para sua visão, promovendo um aumento da lubrificação ocular, diminuição do cansaço visual, olhos vermelhos e irritados, olho seco e dores de cabeça.  

Alguns problemas visuais podem se agravar se não tratados precoce e adequadamente. É recomendável que faça uma consulta com o oftalmologista – as clínicas estão aptas a receber os pacientes, obedecendo a todas as regras sanitárias. Entre em contato com a PROMESP e informe-se a respeito. 

Cuide da sua saúde ocular.