A catarata é uma lesão ocular que atinge o cristalino, uma lente natural do olho responsável por ajustar o foco dos raios de luz e formar as imagens que vemos. Essa doença deixa o cristalino opaco, fazendo com que o paciente não veja com nitidez.
Confira as principais dúvidas sobre o assunto a seguir:
1) Quem pode ter essa doença?
Como ela está ligada ao processo de envelhecimento, os primeiros sinais geralmente aparecem após os 60 anos.
2) Qual é a causa?
Além da idade, existem vários fatores que podem desencadear esta doença, tais como traumatismos e deficiências na nutrição.
3) O que pode acelerar o surgimento da catarata?
O diabetes provoca alterações metabólicas que fazem com que a catarata apareça mais rápido. O consumo em excesso de anti-inflamatórios também pode ser prejudicial.
4) Quais são os sintomas?
Visão nublada e dificuldade para dirigir ou pegar o ônibus por conta do brilho dos faróis e do letreiro são alguns dos principais sintomas.
5) Como ocorre a evolução da catarata?
No começo a pessoa enxerga as imagens embaçadas. Depois, enxerga vultos podendo aumentar a dificuldade conforme a doença se desenvolve.
6) Como é feito o diagnóstico?
O médico oftalmologista realiza uma investigação detalhada, incluindo o exame de olho dilatado, a tonometria e o teste de acuidade visual, para verificar a existência de uma lesão no cristalino.
7) A catarata pode cegar?
Sim. A cegueira é a consequência da evolução da catarata que não obteve o devido tratamento.
8) Como tratar a catarata?
O único tratamento eficaz é a cirurgia.
9) Como é realizada a cirurgia?
O procedimento remove o cristalino danificado e o substitui por uma lente artificial.
10) É possível evitar a catarata?
Algumas medidas podem prolongar a saúde dos olhos embora não elimine os riscos por completo. São elas: consumir alimentos antioxidantes (como os vegetais de folhas verdes, por exemplo), evitar o tabagismo e utilizar óculos de sol com proteção ultravioleta.