Doenças oculares hereditárias

Você sabia que muitas doenças oculares fazem parte de uma herança genética? Sim, muitas doenças que são transmitidas de pai para filho. Por isso, quem possui histórico familiar de doenças oculares deve redobrar sua atenção com a visão e fazer acompanhamento periódico com o médico oftalmologista para realização de exames específicos para diagnosticar, prevenir e tratar precocemente qualquer problema detectado.

Não existe um mapeamento correto para saber em qual fase da vida essas doenças podem surgir. Algumas surgem na infância, outras na velhice.

As principais doenças oculares hereditárias são:

Miopia

É um distúrbio da visão que provoca dificuldade para enxergar objetos de longe, provocando uma visão embaçada. A miopia tem um caráter hereditário e, geralmente, o grau vai aumentando até se estabilizar na vida adulta (não há uma “idade exata” para todos os pacientes), independente do uso de óculos ou de lentes de contato. Na maioria dos casos, a miopia pode ser curada por meio da cirurgia a laser, que pode corrigir o grau por completo.

Daltonismo

Geralmente as pessoas se referem aos daltônicos como aqueles que não conseguem diferenciar as cores, porém essa informação não é totalmente correta. O termo correto é discromatopsia, que está entre as doenças de visão hereditárias, e ocorre pela transmissão de uma lesão no cromossomo x, ou seja, é transmitido pela mãe.

Catarata Congênita

Acontece quando a lente natural do olho do bebê – o cristalino – nasce opaco. As principais causas são as infecções durante a gestação, quando a mãe adquire doenças como a rubéola e outras. Por conta disso, é necessário detectar logo após o nascimento do bebê o estado da sua visão. O diagnóstico do recém-nascido é feito através do teste do olhinho.

Retinose Pigmentar

A retinose pigmentar é um grupo de problemas oculares que afetam a retina. Essa condição muda a maneira como a retina responde à luz, tornando-a difícil de processar as imagens. Pessoas com esse distúrbio perdem sua visão lentamente ao longo do tempo, entretanto não se tornam totalmente cegas.

Glaucoma

Em uma analogia bem simples, nossos olhos são como pneus e assim, possuem uma pressão em seu interior, que é considerada normal e segura. Porém, se esses níveis de pressão se tornam demasiadamente elevados, problemas no nervo óptico podem acontecer. Glaucoma é o nome de um grupo de doenças que causam essa condição.

×
Olá, quero marcar uma consulta!