Como acontece o descolamento de retina?

A retina é uma membrana muito fina, flexível e delicada que reveste a superfície interna do globo ocular. Nela existem receptores fotossensíveis que convertem a imagem luminosa advinda do exterior em impulsos elétricos que, através do nervo ótico, são enviados para área do cérebro em que se processa a visão.

O descolamento da retina se caracteriza pelo desprendimento dessa estrutura da superfície interna do globo ocular. Os descolamentos de retina geralmente começam quando o vítreo, um gel espesso que se encontra dentro do olho, se deposita entre o globo ocular e a camada da retina onde estão os fotorreceptores fazendo com que ela se descole das demais estruturas intraoculares. Outros fatores que podem levar ao descolamento da retina são um ferimento no olho ou na cabeça, miopia, doença ocular e condições tais como diabetes.

Causas

Rasgos ou furos na retina: Quando a retina fura ou rasga. Um traumatismo craniano ou ocular, bem como outras doenças do olho, pode também causar fissuras ou buracos na retina.

Tração na retina: Algum tipo de tração sobre a retina pode repuxá-la para longe das camadas abaixo dela, resultando em descolamento.

Acúmulo de líquido na retina: Uma inflamação ou doença na retina pode fazer com que o vítreo se acumule abaixo dela, nos vasos sanguíneos ou em tecidos do olho. Esse acúmulo de fluido faz com que as camadas da retina se separarem, o que resulta no descolamento.

Fatores de risco

Os descolamentos de retina podem ocorrer em qualquer idade, mas costumam ser são mais frequentes depois dos 40 anos.

Os principais fatores de risco para a enfermidade são: alto grau de miopia, cirurgia anterior de catarata, glaucoma, trauma nos olhos, na face ou na cabeça, diabetes descompensado, tumores, processos inflamatórios, história familiar da doença, degeneração do vítreo própria do envelhecimento.

Sintomas

– Moscas volantes em seu campo de visão. Elas muitas vezes aparecem como manchas escuras, bolhas, cordas, ou pontos na visão

– Flashes de luz ou faíscas quando você move seus olhos ou a cabeça, que são mais fáceis de ver num fundo escuro.

– Um efeito de sombra ou cortina em parte do seu campo visual que não vai embora

– Perda súbita da visão ou piora da visão.

O descolamento de retina é uma situação de emergência, uma vez que você pode perder definitivamente a sua visão em decorrência estre problema. Dessa forma, é importante procurar atendimento médico se você notar qualquer um dos sintomas.

×
Olá, quero marcar uma consulta!